top of page

O que é Inovação?

Flavio Lima


Inovação é assunto do momento a muito tempo. Um bom indicador para ver números reais pode ser encontrado por exemplo no Google N-Gram.


Para quem ainda não conhece, o N-Gram é um modelo de cálculo de frequência de aparição de uma palavra ou sequência de palavras que usa um corpus de uns 500 bilhões de palavras em cerca de 5 milhões de livros editados desde 1800 até 2019. Infelizmente o maior corpus é em inglês e não tem o equivalente em português. De toda forma, se pesquisarmos por “innovation”, neste modelo N-Gram temos um pico nos anos de 2000 e uma curva que continua ascendente depois.



E apesar de ser um assunto em alta nestes últimos 80 anos, de 1940 até 2019, e ser todos os dias abordado nos ambientes acadêmicos e de negócios (o mais recente na MM “Magia Mercadológica” chamada organização ambidestra), temos dificuldades para uma definição amplamente aceita do que seja inovação. Por vezes parece que tudo é inovação, por vezes só vemos inovação em algo que seja radicalmente diferente.


Entretanto, podemos nos apoiar no conceito que aparece em uma das bíblias sobre inovação que é o Manual de Oslo. Segundo o manual na sua 4ª edição de 2018, “Uma inovação é um produto ou processo novo ou aprimorado (ou combinação deles) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores de uma indústria e que foi disponibilizado para usuários potenciais (produto) ou colocado em uso pela indústria (processo).”


Trinchando esta definição, notamos que ela é abrangente e com pontos que vale a pena destacar. E fala logo de cara em produto ou processo. Podemos inovar em ambos. Outro ponto diz que inovação pode ser de produto ou de processo. Novo ou aprimorado. E essa característica do novo ou aprimorado é interessante para deixar claro que inovação não é somente algo que seja totalmente novo, mas pode ser algo aprimorado, desde que haja uma diferença significativa do que já existia. E a definição finaliza com algo que por vezes perdemos de vista. Inovação tem que estar disponível para o cliente. Ou ser utilizada pela empresa internamente.


Então com uma definição clara do que é inovação podemos construir uma imagem de que tudo pode ser inovação, mas nem tudo é inovação.


E esta clareza traz benefícios para todos. Fica mais fácil mostrar o quanto sua empresa é inovadora. Fica mais fácil pedir investimentos para inovação. Fica mais fácil criar o espírito de inovação em todos os níveis da organização.


Inovar nestes tempos não é mais escolha, é necessidade. E somente com inovação irrigada por todos os níveis da organização é que se pode trilhar o caminho da Transformação em direção à Excelência.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page